NR-10 - SEP
 

Curso Segurança no Sistema Elétrico de Potência - SEP e em suas Proximidades

INTRODUÇÃO

Cada módulo "trabalha" o conteúdo oferecendo ao treinando a oportunidade de pensar e aplicar seu conhecimento. Esta metodologia de aprendizagem não-diretiva atende a individualidade de seu colaborador, seu ritmo de aprendizagem e, principalmente, garante a unificação do conhecimento e sua aplicabilidade.

O conteúdo foi estruturado utilizando recursos que propiciam a interatividade do treinando, além de ser apresentado em 18 módulos alinhados pedagogicamente.
O conteúdo é dividido em 18 módulos e possui recursos de interatividade para incentivar a participação do treinando. A metodologia de aprendizagem não-diretiva utilizada neste curso oferece ao treinando a oportunidade de refletir e aplicar o conteúdo dos módulos em seu dia-a-dia de trabalho. Essa metodologia se distingue porque atenta ao ritmo de aprendizagem do colaborador e garante que todos tenham acesso ao mesmo tipo de conhecimento. A norma regulamentadora NR10 em formato digital com serviço de busca é um recurso didático disponível no curso.


OBJETIVO

  • Certificar a empresa e seus colaboradores que trabalham com instalações elétricas  para dispositivos previstos na NR10;
  • Contribuir na diminuição dos indicadores de acidentes com eletricidade e situações de risco;
  • Agregar valor ao treinamento em segurança;
  • Qualificar tecnicamente a equipe, ampliando o repertório de conhecimentos básicos e específicos e estabelecendo padrões de qualidade do serviço/desempenho.
  • Criar estratégias de melhorias no processo de atendimento, redução de custos (execução mais rápida e melhor) e utilização da expertise da empresa.

FOLDER VIRTUAL

www.energiaon-line.com/folder/cursoSep

CONTEÚDO

O conteúdo foi estruturado pedagogicamente em 18 módulos e segue abordagem específica em cada um dos 5 eixos didáticos.

  • Contextualização: Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP, Organização do Trabalho, Aspectos Comportamentais;
  • Mantendo a Segurança: Condições Impeditivas para Serviços, Riscos Típicos no SEP e sua Prevenção, Técnicas de Análise de Risco no SEP;
  • Mantendo a segurança: Equipamentos de Proteção Individual, Sistemas de Proteção Coletiva, Posturas e Vestuário de Trabalho, Equipamentos e Ferramentas de Trabalho;
  • Agindo Corretamente: Segurança com Veículos de Transporte de Pessoas, Materiais e Equipamentos, Treinamento em Técnica de Remoção, Atendimento e de Transporte de Acidentados, Acidentes Típicos, Responsabilidades;
  • Executando o Trabalho: Liberação de Instalação para Serviço, Operação e Uso, Sinalização e Isolamento de Áreas de Trabalho, Procedimentos de Trabalho, Técnicas de Trabalho Sob Tensão. 

CARGA HORÁRIA

Total de 40 horas para o curso Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades.

Processo de Acompanhamento de Aprendizagem:

Processo de avaliação de aprendizagem, de resultados, de reação, e pré e pós-teste.

CERTIFICAÇÃO

O certificado do curso é assinado por dois profissionais, um "habilitado" e "autorizado" responsável pela área de engenharia de segurança do trabalho e por outro “habilitado” e “autorizado” pela área de engenharia elétrica. Recebe também assinatura dos responsáveis pela abordagem pedagógica, por treinamento, área de segurança e enfermeiro do trabalho com COREN responsável pelo módulo de primeiros socorros (da empresa contratante), se assim optarem.

O certificado é individual e apresenta o registro de participação do treinando no curso (o que o diferencia da modalidade presencial), além do registro de todas as notas (32 notas). Este sistema assegura à empresa contratante a aplicação das recomendações da NR10, de forma fidedigna e totalmente comprovada.

Contém no certificado as logomarcas do sistema Energia on-line - Empresa que oferece soluções em gestão do conhecimento e qualificação para o setor energético, graduada no centro Incubador de Empresas Tecnológicas - CIETEC. Este projeto recebe o apoio do Cietec e de suas parceiras USP, IPT, IPEN, SCTDE/SP, SEBRAE-SP e MCT.
Outro aspecto é facilitar o sistema de registro da empresa contratante. Nele de acordo com as determinações da NR10, há a indicação da participação e do desempenho dos treinandos.
Vale ressaltar que este sistema de ensino oferece um sistema de orientação e controle eletrônicos, sendo, portanto, de fácil comprovação. A empresa pode receber, após o treinamento executado, o registro eletrônico de todas as atividades e navegação do treinando, juntamente com o certificado.

O certificado será emitido a cada colaborador e terá o registro de participação e as notas do treinando no curso (o que o diferencia da modalidade presencial). O certificado será assinado pelos responsáveis das áreas de engenharia de segurança do trabalho e engenharia eletricista com CREA, responsável pedagógico, enfermeiro com COREN e opcionalmente pelos profissionais indicados pela empresa contratante.

INVESTIMENTO:
Consulte-nos